De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 38% da população ocupada do Estado de São Paulo está concentrada no setor de serviços. O comércio e a indústria respondem por 19% e 17%, respectivamente, seguidos pelas atividades de construção e agrícola (IBGE – 2014).

O equivalente a 55% da população ocupada do Estado está concentrada na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), segundo o Ministério do Trabalho (MT). O rendimento médio dos ocupados da RMSP é cerca de 20% superior à média das demais regiões metropolitanas do País pesquisadas pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2014.

O mercado de trabalho paulista caracteriza-se pela qualificação de seu contingente de mão de obra. O equivalente a 62% da população ocupada do Estado de São Paulo possui pelo menos 11 anos de estudo, em contraponto aos 50% da média nacional. A proporção de pessoas ocupadas com 15 ou mais anos de instrução é 38,7% maior no Estado de São Paulo do que no conjunto do País (IBGE – 2014).

Especificamente na Região Metropolitana de São Paulo, a proporção de trabalhadores ocupados com no mínimo 11 anos de estudo evoluiu de 34,6% para 65,7%, entre 2001 e 2014.Para mais informações sobre o mercado de trabalho na Região Metropolitana de São Paulo, consulte o portal da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Fonte: Investe SP